Curso de Extensão - Educação Inclusiva: discutindo a prática do professor para o Transtorno do Espectro do Autismo - TEA

                  Curso de Extensão - Educação Inclusiva: discutindo a prática do professor para o Transtorno do Espectro do Autismo - TEA - 2017

 

SOBRE O CURSO

Estima-se que, a cada 10.000 crianças nascidas, 8 desenvolverão o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Embora não existam estatísticas nacionais amplas sobre a prevalência do TEA no Brasil, a expectativa é que a incidência seja a mesma tanto em pequenas quanto nas grandes cidades. Sendo assim, em uma cidade como Barreiras, que possui uma população de cerca de 154.000 habitantes (Censo, 2013), a maior da região oeste da Bahia, é esperado que existam mais de 120 pessoas com autismo em seus variados níveis.

Pessoas com TEA apresentam dificuldades em três áreas centrais: comunicação, interação e imaginação; porém os sintomas variam de indivíduo para indivíduo e costumam envolver desordens em outras áreas, como dificuldades motoras, desordens sensoriais e de percepção, padrões de comportamento restritos e repetitivos, dentre outros. Tais padrões comportamentais têm impactos significativos no ambiente escolar, dificultando a inclusão de crianças com TEA. Por isso, a lei 12.764 afirma que, em casos de necessidade comprovada, a pessoa com TEA terá direito a acompanhante especializado. Parte das escolas disponibilizam também apoio pedagógico suplementar em salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Devido às desordens já citadas, pessoas com TEA necessitam da intervenção de profissionais de variadas áreas para auxiliar o seu desenvolvimento cognitivo, motor e social, tais como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicopedagogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Entretanto, a cidade de Barreiras carece de profissionais capacitados em quantidade suficiente para atender à demanda de pessoas com TEA, quer seja na rede pública ou na privada. Por conta disso, é comum o deslocamento de pessoas com TEA e suas famílias para outras cidades, especialmente para as capitais do país, em busca de atendimento.

A promoção de cursos na área do autismo busca suprir essa demanda por mais formação de profissionais que já lidam com pessoas com TEA e também fornecer um espaço de capacitação inicial para estudantes da área da saúde e de licenciatura que têm o potencial de lidar com o autismo em sua carreira profissional. Sendo assim, espera-se que este curso promova um maior conhecimento acerca do TEA e que sua divulgação reduza a estigmatização que essas pessoas estão sujeitas na sociedade. Além disso, o formato do curso proverá aos profissionais ferramentas para melhor lidar com alunos com TEA e ajudá-los no seu desenvolvimento.

 

O curso terá inicio dia 07 de Abril 2017.

Carga horária: 40 horas aula

Local: Instituto Federal da Bahia – Campus Barreiras

Para se inscrever Clique Aqui!

 

PROGRAMAÇÃO

 

Módulo 1

07/04/2017 – sexta feira 18h às 22h
08/04/2017 – sábado 8hs às 12
Tema: AUTISMO: Conceitos e Definições
Profa. MaureenCoité ( Psicopedagoga, Especialista em atendimento de Crianças e Adolescentes com TEA.)

 

Módulo 2

28/04/2017- sexta feira 18h às 22h
29/04/2017: sábado 8hs às 12h
Tema: Crescimento e Desenvolvimento Infantil no TEA
Profa. Me. Gislaine Nunes de Oliveira Guedes (Mestre em Educação, Especialista em Saúde Pública)

 

Módulo 3

05/05/2017 - sexta feira 18h às 22h
06/05/2017- sábado 8hs às 12h
Tema: Aspectos Psicológicos na Inclusão do TEA
Profa. Me. Carla Silva Fiaes ( Psicologa, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento)

 

Seminário

12/05/2017 - sexta feira 19h às 22h
Tema: O desenvolvimento da Linguagem e as possíveis limitações do autismo
Palestrante: Maria Cecília Costa (Fonoaudióloga, atuante na área de linguagem oral e infantil e audiologia clínica e ocupacional)

 

Módulo 4

19/05/2017 - sexta feira 19h às 22h
20/05/2017 – sábado 8h às 12h
Tema: Estratégias para o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com TEA
Profa. Eliene Pereira de Souza Fernandes ( Especialista em Gestão e planejamento escolar e em Atendimento Educacional Especializado em sala de recurso multifuncional.)

 

Módulo 5

03/06/2017 – sábado 8h às 12h
Tema: Oficina de tecnologia assistiva para o TEA
Profa. Me. Sandra Samara Pires Farias (Pedagoga, Mestre em Educação, Especialista em Educação Inclusiva)
Profa. Eliene Pereira de Souza Fernandes (Especialista em Gestão e planejamento escolar e em Atendimento Educacional Especializado em sala de recurso multifuncional)
Prof. Me. Gigedo da Silva Cruz (Bacharel em Sistemas de Informações, Mestre em Modelagem Computacional, Especialista em Libras)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Barreiras
Rua Gileno de Sá Oliveira, 271 - Recanto dos Pássaros - Barreiras/BA - CEP 47808-006 - Telefone:(77) 3612-9650